Assunto do Blogger

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Tifão

Tifão, Tufão ou Tifeu (em grego antigoΤυφωευς, Τυφων, Τυφαων, Τυφωςtransl. Typhôeus, Typhôn, Typhaôn, Typhôs), é um titã da mitologia a quem imputavam os gregos a paternidade dos ventos ferozes e violentos.1 É filho de Gaia e de Tártaro.
No sincretismo com o mito egípcio de Osíris, Tifão era identificado com o gigante Seb, responsável pela seca do Nilo e deus da morte, e que por inveja da fecundidade daquele o matara, sendo vingado por seu filhoAnúbis (identificado com Apolo).
Junto à esposa Equidna foi pai de vários dos monstros que povoam as aventuras de heróis e deuses, como o Leão da Nemeia, combatido por Hércules, a Hidra de Lerna ou a Esfinge, na fusão com os mitos nilóticos, dos cães Ortros e Cérbero.
Hesíodo descreve-o assim:
"As vigorosas mãos desse gigante trabalhavam sem descanso, e os seus pés eram infatigáveis; sobre os ombros, erguiam-se as cem cabeças de um medonho dragão, e de cada uma se projetava uma língua negra; dos olhos das monstruosas cabeças jorrava uma chama brilhante; espantosas de ver, proferiam mil sons inexplicáveis e, por vezes, tão agudos que os próprios deuses não conseguiam ouvi-los; ora o poderoso mugido de um touro selvagem, ora o rugido de um leão feroz ; muitas vezes — ó prodígio! — o ladrar de um cão, ou os clamores penetrantes de que ressoavam as altas montanhas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário